quarta-feira, 5 de março de 2014

HOJE TEM NOVENA DE NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO NA CAPELA SÃO MIGUEL/ SÃO JUSTINO A PARTIR DAS 19:30



VENHAM PARTICIPAR!

Quarta-feira de Cinzas

Hoje é quarta-feira de cinzas e estamos iniciando o tempo de quaresma. A Palavra de Deus nos ajuda a entender melhor sobre o significado das cinzas e desse tempo especial de penitência que é a quaresma.

O livro do profeta Joel ajuda-nos a refletir sobre o verdadeiro sentido da Quaresma. De acordo com o profeta, a Quaresma é um processo de "voltar para Deus". Temos de voltar a Ele, porque em nossa fraqueza sempre nos afastamos do amor e dos mandamentos divinos. Voltar para Deus é responder ao seu convite para viver a conversão, rasgando nossos corações para experimentarmos a misericórdia divina. Voltar para Deus é assumir que erramos e que temos de ser mais autênticos e fiéis ao nosso batismo. Precisamos voltar para amar de novo. A conversão acontece na vida, e não no plano das teorias. Significa rasgar o coração, assumir os erros e abandoná-los, para poder voltar para Deus e viver de novo a aliança de nosso batismo.

O Evangelho de Mateus, no capítulo seis, apresenta-nos a conversão sob a forma de três penitências a serem praticadas na Quaresma e que se reportam a nosso batismo. Primeiro, a penitência de oração. É a prática do nosso relacionamento com Deus pela oração pessoal e comunitária. A segunda penitência é a esmola. É viver o relacionamento com os outros, pela prática da caridade fraterna e missionária. É tornar-se disponível para partilhar e servir. E, finalmente, a penitência do jejum. O jejum, neste caso, se refere ao relacionamento da pessoa com ela própria, consigo mesma. De forma honesta, precisamos descobrir as fontes de nossas infidelidades e dar passos concretos para rasgar nosso coração, abandonar o pecado e voltar para o amor e a misericórdia de Deus.

Que Maria, nossa Mãe, nos ajude a assumir com sinceridade nossa caminhada quaresmal. Que saibamos assumir o tema da campanha deste ano: "Fraternidade e Tráfico humano", conscientes de que é para a liberdade que Cristo nos libertou (Gal 5, 1). – Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário