por Jarbas Aragão
Igrejas viram abrigos para centenas de desabrigados do Furacão Matthew
A passagem do furacão Matthew pelo Caribe deixou um rastro de destruição principalmente no Haiti, Cuba e Jamaica. Os ventos chegaram a 230 quilômetros por hora. Segundo a Reuters, já são mais de 800 mortos. Existem mais de 350 mil desabrigados, sendo que muitos perderam tudo nos últimos dois dias. Esta é a pior crise humanitária no país desde o terremoto de 2010.
A região sul do Haiti sofreu os maiores danos. No total, 20 mil casas foram parcial ou totalmente destruídas. Pelo menos duas igrejas – uma católica e uma evangélica – ficaram reduzidas a escombros. A maioria dos templos que ainda estão de pé se transformaram em abrigos improvisados.
O bispo Josias Jocelyn, líder de uma congregação de 100 membros, explica que eles já estão recebendo ajuda humanitária de igrejas evangélicas do exterior. “O principal problema é que seis anos atrás fomos atingidos por outro desastre e ainda não havíamos terminado de reconstruir tudo”, lamentou o líder cristão.
Nas últimas horas, diferentes missões cristãs enviaram equipes para a Ilha caribenha. O pastor Franklin Graham, que preside a organização Bolsa do Samaritano, anunciou que um avião cargueiro DC-8 do ministério foi enviado para a ilha, levando missionários e alimentos.
Conhecida pela atuação após catástrofes naturais, Graham anunciou nesta sexta: “Nossas equipes estão em terra para ajudar a todos em nome de Jesus. Eles farão todo o possível para atender às necessidades dos que sofrem. Por favor, orem conosco pelo povo do Haiti, enquanto eles tentam se recuperar desta tempestade mortífera”.
Outra organização cristã que está apoiando os desabrigados no Haiti é a LiveBeyond, que fornece água potável e cuidados médicos em sua clínica, na região de Thomazeau. A falta de água é um dos principais problemas enfrentados pelos sobreviventes.
A Operation Blessing, ministério associado ao Clube 700, do pastor Pat Robertson, enviou nessa sexta-feira (7) cerca de 20 toneladas de alimentos, água potável, além de cobertores e vestimentas. Jody Gettys, diretora de operações, explica: “Nossa maior prioridade é cuidar do seu coração e sua alma. Nós estamos lá para confortá-los e compartilhar o amor de Jesus de maneiras práticas”.
Pelo menos 20 ministérios cristãos já estão deslocando voluntários para o Haiti e Cuba, para oferecer ajuda e tentar minimizar o sofrimento. Existem diferentes campanhas de oração pelo povo haitiano.
Fonte : https://noticias.gospelprime.com.br/missoes-alimentos-haiti-furacao/
___________________________________________
Um contêiner com 27 toneladas de alimentos saiu neste sábado (11) de Jaci, no interior de São Paulo, para o Haiti. Os produtos foram doados durante campanha da diocese de São José do Rio Preto com todas as paróquias da região.
Esse é o terceiro container a sair da cidade rumo ao ambulatório médico do Haiti que, há seis anos, atende crianças e adultos em situação de vulnerável. Além do atendimento médico, o local distribui por mês 500 cestas básicas. A previsão é que os alimentos que saíram de Jaci cheguem ao Haiti daqui um mês.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário